Se você trabalha na engenharia civil, certamente já confundiu os termos topografia e agrimensura, já que muitas pessoas sugerem que as duas atividades são a mesma coisa. Mas não é bem assim.
Mesmo sendo dois estudos muito semelhantes, topografia e agrimensura possuem peculiaridades e funções próprias. Cada um desses estudos apresenta um tipo de atividade, que se traduz em objetivos e resultados diferentes.
Você quer conhecer essas particularidades? Então confira nosso artigo de hoje e veja o que é a topografia, o que é a agrimensura e quais suas diferenças.
Topografia e agrimensura: mesma área de estudo, mas com particularidades
A primeira diferença entre os termos está na terminologia.
O prefixo agri exprime a ideia de campo, e mensura, traz o significado de medir. Portanto, a palavra “agrimensura” significa medir campos ou terras. O interessante é que dentro da agrimensura está inserida a topografia e seus atributos.
Já o termo Topografia (do grego topos) significa “lugar”, “região”, e grafo “descrever”, ou seja, sua palavra quer dizer a descrição e representação de superfícies.
É por isso que é muito importante saber diferenciar esses dois atributos da área de medição, para que as necessidades do trabalho e do cliente sejam perfeitamente realizadas.
O que é e como surgiu a topografia?
A topografia surgiu juntamente à observação dos mapas, realizado dentro da cartografia, onde as pessoas possuíam a necessidade de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas.
Dessa forma, o estudo topográfico será a base para qualquer projeto e construções a serem realizadas. Por exemplo, para a realização de obras viárias ou de edificações, o engenheiro precisa ter conhecimento prévio da região para a realização dos projetos.
A topografia tem como objetivo a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade. Consiste no:
- Levantamento topográfico do perímetro de área urbana e rural;
- Levantamento altimétrico em áreas de interesses;
- Cadastramento de imóveis;
- Perfis rodoviários e de canais ou rios;
- Seções transversais;
- Quantitativos de volumes;
- Volume de aterros;
- Acompanhamento da execução de obras.
O que é agrimensura e como ela surgiu?
A agrimensura é formada por atividades executadas desde o início das civilizações e foi recentemente reconhecida no Brasil como uma profissão certificada.
A agrimensura trata muito mais das medições legais, ocupando-se principalmente da representação e determinação dos limites legais das propriedades, tais como cálculo das coordenadas dos pontos limites. Essa ciência é também responsável pela divisão e legalização dos imóveis originados por herança, unificação de imóveis, litígios territoriais etc.
Dessa forma, o engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como:
- Atividades relacionadas à topografia;
- Regularização fundiária;
- Loteamento;
- Desmembramento de terrenos;
- Parcelamento, mudança de titularidade;
- Reserva legal.
A agrimensura possui um conceito mais amplo do que a topografia, utilizando dos instrumentos da topografia para chegar nos resultados pretendidos.
Mas afinal, qual a diferença entre topografia e agrimensura?
Como vimos, tanto a topografia quanto a agrimensura são termos que visam o estudo de campos e terras, porém há certas diferenças importantes sobre os termos.
A principal diferença entre Topografia e Agrimensura está na abrangência de seus estudos. Dessa forma, as medições podem ser meramente técnicas, no caso da topografia, como também serem mais amplas e priorizarem aspectos legais e jurídicos, no caso da agrimensura.
A agrimensura analisa tanto a parte jurídica como a técnica do estudo de uma área, enquanto a topografia baseia-se apenas na visão técnica. Além disso, um agrimensor é um topógrafo por definição, mas um profissional de topografia não é considerado um agrimensor.
Ainda neste contexto, a topografia é uma ciência que estuda o relevo de um terreno ou de uma localidade inteira, permitindo representar o alto e baixo relevo, o declínio ou algum outro acidente geográfico de determinada superfície.
Já a agrimensura, por apresentar uma abrangência muito maior, não se limita a colher informações cartográficas e analisar mapas de relevo de um local. A função do agrimensor é assimilar esses dados baseando-se nos aspectos legais, econômicos e sociais que envolvem certa propriedade.
Assim, observa-se que a topografia é uma ciência inserida dentro da agrimensura, com o segundo termo tratando de questões mais específicas, inclusive usando as ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos.
Por fim, a responsabilidade técnica sobre qualquer tipo de levantamento, tanto legal quanto topográfico, cabe aos agrimensores e engenheiros cartógrafos. No caso de levantamentos apenas topográficos, qualquer engenheiro ou arquiteto que tenha cursado a disciplina de topografia está habilitado, assim como os técnicos de nível médio em agrimensura e topografia.