Para todo tipo de obra ligada à construção civil, fazer a coleta do máximo de informações do terreno é fundamental. Para obter essas informações, a realização de um estudo de topografia na construção civil será o ponto de partida.
A topografia será a responsável por fornecer informações valiosas para a construção civil, oferecendo dados e medições para a implantação e condução de um projeto construtivo.
É sobre essa relação tão importante que trataremos no artigo de hoje. Nele você saberá sobre a importância da topografia na construção civil e as aplicações desse estudo para um projeto construtivo.
Topografia na construção civil: Oferece as informações para um novo projeto
O termo Topografia (do grego “topos”) significa “lugar”, “região”, e grafo significa “descrever”, ou seja, topografia significa realizar a descrição de determinado lugar.
A topografia é uma ciência que tem por objetivo realizar o estudo dos instrumentos e métodos que ajudam a obter a representação gráfica de uma porção do terreno (https://dtopsc.com.br/diferencas-entre-topografia-e-agrimensura/) sobre uma superfície plana, ou seja, o plano topográfico.
Por apresentar essa função, a topografia é a base para diversos projetos de construção civil, pois permite maior conhecimento das formas e dimensões do relevo de determinada área.
Dessa forma, tanto o engenheiro civil quanto o arquiteto, responsáveis pela execução de projeto de construção, precisam conhecer todas as dimensões, medidas e condições exatas de cada espaço.
Assim, para obter tais informações de maneira segura e confiável, ele deve contar com o auxílio de um topógrafo, ou seja, o estudo da topografia na construção civil torna-se essencial.
Por que a relação topografia e construção civil é tão importante?
Um projeto topográfico muito bem realizado é essencial em vários momentos da construção civil. Um estudo topográfico representa cerca de 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Comparado aos benefícios, esse valor se torna irrisório.
O documento resultante de um projeto topográfico é utilizado, por exemplo, tanto no momento da compra de um terreno quanto no desenvolvimento de um projeto de construção civil.
Na fase de execução de uma obra civil, a topografia serve também como suporte em diversos procedimentos. Vale observar alguns exemplos:
- Auxiliar na demarcação dos limites do terreno;
- Locação e nivelamento dos furos de sondagem;
- Demarcação de todo o esquadro para conduzir uma obra;
- Nivelamento do terreno em geral;
- Evita possíveis falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados;
- Acompanhamento das prumadas dos pilares;
- Nivelamento de pisos e lajes, além de marcações das áreas de lazer e jardim;
- As-built da obra, entre outros.
Já na fase pós-obra da construção civil, a topografia será utilizada para fazer o controle da estrutura já construída, possibilitando a verificação de possíveis deslocamentos, evitando precocemente possíveis danos e desmoronamentos.
A topografia também terá a função de identificar possíveis locais de instalações sanitárias, rodovias, necessidades de reparações e até se o terreno escolhido dá viabilidade e suporte à obra desejada.
Sendo assim, entendemos que a topografia é muito importante para uma obra de engenharia em diversos aspectos.
Tipos de levantamento topográfico utilizados na construção civil
Para o uso da topografia na construção civil, existem duas possibilidades mais comum.
A primeira possibilidade é o estudo planimétrico. Este estudo não considera o relevo do terreno, entretanto fornece material adequado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia.
Outra possibilidade da topografia na construção civil é o estudo altimétrico. Este estudo determina e aponta quais serão os relevos e desníveis considerados na obra civil. Por serem complementares, estes estudos são solicitados sempre antes da elaboração de um projeto de construção civil.
Além disso, os resultados obtidos através desses estudos topográficos serão aplicados em diversas fases de uma obra de construção civil, desde o nivelamento do terreno, passando pela demarcação de esquadro e locação de estacas e pilares, como também no acompanhamento de prumadas de pilares.
Por fim, quando o levantamento topográfico na construção civil é realizado por profissionais experientes e que empregam tecnologias de maior qualidade, o resultado final será detalhado e preciso, dando condições para o engenheiro civil ou arquiteto realizarem seus projetos sem maiores surpresas nada agradáveis.
Quer saber mais sobre a importância da topografia na construção civil? Então fale conosco e tire suas dúvidas clicando aqui, estaremos à disposição!